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    De acordo com levantamento do Ipea, menos da metade dos jovens entre 15 e 17 anos está no ensino médio, onde deveria. Baixa escolaridade prejudica conquista de espaço no mercado de trabalho…

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    A dificuldade dos jovens brasileiros de conseguir emprego é reflexo da baixa escolaridade. Aos 17 anos, Mariano do Nascimento Santos está na escola, mas bem longe do ensino médio, nível que deveria frequentar, pela idade.

O rapaz cursa a 5 série do ensino fundamental numa escola pública do Lago Norte. Este ano, entrou para a classe de aceleração e faz as aulas à noite. Mariano confessa que nem se lembra mais de quantas vezes repetiu o ano. “Eu bagunçava muito. Não gosto de escola mesmo. Os professores não sabem ensinar e a estrutura é péssima”, reclama. Mariano vive com a família numa casa simples do Varjão.

Trabalha sem carteira assinada, colocando faixas pela cidade. Pelo serviço, que consome cinco horas e meia do seu dia, ganha um salário mínimo. Ele não pensa em ingressar na universidade. “Quero, no máximo, terminar o ensino médio”, diz.

Assim como Mariano, 82% dos jovens entre 15 a 17 anos frequentam a escola, mas menos da metade cursa o ensino médio. O dado é da pesquisa Juventude e políticas sociais no Brasil.

Divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o estudo mostra também que 34% dessa faixa etária não concluiu o ensino fundamental e, pior, 18% estão fora da escola. “Gera um problema lá na frente quando eles forem adultos”, observa a pesquisadora Luseni Aquino, que coordenou o estudo.

Algumas indicações de como solucionar o problema podem sair do estudo, informa ela. “A pesquisa mostra onde estão sendo feitas coisas interessantes”, diz. Luseni ressalta o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte.

“Tem como estratégia prevenir que o jovem fique sem atividade e exposto à violência e acaba influenciando no interesse pelos estudos. Proporcionar atendimento dentro do espaço educacional aproxima eles (os jovens) da escola.”

O analfabetismo é um fantasma que insiste em rondar a educação. De acordo com o levantamento do Ipea, 4,7% dos jovens do país entre 25 e 29 anos são analfabetos, no Nordeste, a proporção sobe para 11,6%. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no entanto, a falta de letramento entre os jovens de 15 a 24 anos tornou-se um problema residual, com taxas em torno de 1%.

“Os dados vão servir para o governo refletir sobre como trata e deixa de tratar a juventude e para que a sociedade tenha um retrato do que dispõe e do que precisa reivindicar para melhoria da educação”, avalia Luseni.

 

FONTE :
https://www.mundovestibular.com.br/articles/4221/1/Falta-de-estudo-e-obstaculo/Paacutegina1.html

 

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