(21) 2771-9699 / 2671-2492 / TTI: 3864-3469
ensino-a-distancia-imagem-5

1. Procure ser organizado

 A primeira medida para toar o curso mais proveitoso é a organização. Ela deve começar pela determinação de um horário fixo de estudos, mesmo que você não consiga cumprir com esse compromisso todos os dias. Depois de escolher o melhor período para os estudos é hora de montar uma planilha. Você pode fazer isso no computador ou até mesmo utilizando uma agenda ou caderno. Ali coloque todas as matérias que terá durante o curso e as tarefas – com os devidos prazos – a serem realizadas. No próprio computador você ainda pode criar uma pasta com textos sugeridos e links interessantes que tenha visto na internet para deixar tudo organizado, no mesmo lugar.

2. Mantenha o foco

Na hora dos estudos procure um lugar tranquilo, onde de preferência não haja nada que possa provocar a sua dispersão. Televisão, som alto e até a própria internet podem desviar a atenção. Alguns estudantes dizem conseguir manter a concentração com barulho, mas o ideal é sempre um ambiente silencioso. Leia atentamente todos os textos sugeridos e faça as tarefas com antecedência para que elas não acumulem e você perca a data de entrega.

3. No caso de alguma dificuldade, pergunte

Se você não entendeu alguma parte de um texto ou ficou em dúvida de como resolver uma tarefa entre em contato com o professor. Procure fazer isso assim que a questão surgir para que sua resposta também não demore a vir. Se houver a possibilidade de trocar ideias com outros alunos, aproveite. Participe dos fóruns e até quem sabe, crie um grupo de estudos virtual. Além de tirar as dúvidas com outros estudantes você poderá aprender novos métodos e caminhos de estudo.

4. Respeite o seu momento

Se você chegou muito cansado, está gripado, não dormiu bem, o ideal é diminuir o tempo de estudo ou até deixá-lo para uma outra hora. Quando não estamos bem a concentração vai embora e assim ao invés de ganhar, perdemos tempo. Se você está com alguma dificuldade para se concentrar naquele momento, pare e relaxe. Levante, tome um copo d’água, faça um alongamento. Essas pausas são importantes para dar novo fôlego aos estudos.

5. Esteja sempre motivado

Esse é um item que dependerá muito de força de vontade. No entanto, há algumas maneiras de encontrar a motivação. Uma boa dica é nunca começar pelas matérias ou atividades que menos gosta ou entende. Se já estiver difícil no começo, você não vai querer continuar.

Procure na internet materiais relacionados com o que você está estudando, como exercícios diferenciados, por exemplo. Essa é uma maneira de não cair na rotina. Para ficar ainda mais motivado presenteie a si mesmo. Pequenas gratificações – um chocolate especial, uma roupa, um livro – podem ser bastante estimulantes. Por fim lembre-se do quanto o curso é importante para você, o valor que ele agregará em sua vida pessoal e profissional.

6. Use bem os recursos tecnológicos

Ao realizar um curso à distância o computador será a mais importante ferramenta tecnológica. Então para que você aproveite os estudos ao máximo sua máquina precisa conter os softwares compatíveis com o curso. Melhor ainda se as versões forem as mais atualizadas. Se o seu computador tiver um processador muito lento ou apresentar qualquer outro problema, cuidado. Você pode perder tarefas importantes por conta disso. Mande arrumar o quanto antes. Uma dica para ter sempre os arquivos intactos é nunca salvar tudo apenas no computador. Tenha um pen drive ou HD externo para não ficar na mão. Com todas essas sugestões agora é só pegar o material, sentar em frente ao computador e dar início aos trabalhos. Não perca tempo!

Onde estamos

Av. Presidente Vargas nº 384, sala 303
Centro -Duque de Caxias – RJ

Contatos

(21) 2771-9699 / 2671-2492 / 97010-6568 / Exclusívo TTI: 3864-3469
contato@supletivopreparatorio.com.br

Horário de atendimento

Segunda à Sexta-Feira: 08:00 às 19:00 hrs.
Sábado: 08:00 às 13:00 hrs.